Publicações
diretório de trabalhos acadêmicos da comunidade
Todos os tópicos publicados nesta categoria passam por aprovação dos Moderadores antes de se tornarem visíveis aos outros membros da comunidade.
5 tópicos neste fórum
-
Histoplasmose é uma doença causada pelo fungo dimórfico Histoplasma capsulatum, este fungo é encontrado em solos úmidos ricos em compostos nitrogenados, e particularmente em cavernas que contenham morcegos. Sua transmissão é por via respiratória através da inalação de conídios, a histoplasmose afeta principalmente os pulmões e o sistema reticuloendotelial. Sua identificação é pelo exame direto contendo leveduras com halo claro (intracelulares). Manifestações Clínicas Imagem 1. Histoplasmose Cutânea ulcerada em paciente com AIDS. Fonte: FERREIRA e BORGES, 2009. Imagem 2. Histoplasmose pulmonar. …
-
0
Pontos de Reputação
- 0 respostas
- 439 visualizações
-
-
Paracoccidioidomicose é uma micose progressiva de pele, membranas mucosas, linfonodos e órgãos internos causada por Paracoccidioides brasiliensis. O diagnóstico clínico é através dos sintomas de úlceras de pele, adenite e dor no órgão abdominal envolvido. A microscópico apresenta positividade para a presença de leveduras com parede dupla e multibrotamentos. Sua confirmação é por cultura de fase M e L, observando macroscopia e microscopia do cultivo. Manifestações Clínicas Imagem 1. Infiltrado reticulonodular, predominante nos dois terços superiores de ambos os pulmões, assimétrico. Fonte: AIDÊ, 2009. …
-
0
Pontos de Reputação
- 0 respostas
- 224 visualizações
-
-
1- Introdução: Os fungos são organismos eucariontes que pertencem ao Reino Fungi, capazes de causar doenças como as micoses, mas também são importantes para alimentação, pesquisa e produção de medicamentos. Dentre os fungos, existem dois tipos: as leveduras (unicelular) e os fungos filamentosos (multicelular). Estes organismos são ubiquitários, ou seja, podem ser encontrados no ar, solo, água, objetos, animais, homem etc. Figura 1: Fungo Macroscópico 2 - Alimentos Embolorados: Os alimentos podem ser degradados com o tempo pela presença de fungos, depositando o conídio iniciando a formação do micélio veget…
-
0
Pontos de Reputação
- 0 respostas
- 205 visualizações
-
-
A levedura Candida reside, normalmente, na boca, no aparelho digestivo e na vagina e, de forma geral, não causa lesão. No entanto, em determinadas condições de baixa imunidade, a Candida pode infectar as membranas mucosas e as zonas úmidas da pele, de forma oportunista. As áreas geralmente afetadas são a mucosa da boca, a virilha, as axilas, os espaços entre os dedos das mãos e dos pés, o pênis não circuncidado, a prega cutânea sob os seios, as unhas e as pregas cutâneas na região do estômago. Manifestações clínicas Figura 1. Onicomicose causado por levedura do gênero Candida sp. Unha com relevo ondulado,bordas inflamatórias e porção distal com…
-
0
Pontos de Reputação
- 0 respostas
- 314 visualizações
-
-
Os dermatófitos fazem parte de um dos três gêneros de fungos que não apresentam reprodução sexuada. São queratinofílicos e capazes de invadir tecidos queratinizados no homem e em animais, sendo assim responsáveis por infecções superficiais acometendo pele, pelos, unhas e cabelo, denominadas dermatofitoses. Lâminas de Exame Direto Exame direto de amostras de tinhas de unha, pele e cabelo clarificados por KOH 1. Tinha de Unha Presença de hifas septadas hialinas compatível com dermatófito. Seta Vermelha: hifa septada hialina; Seta Preta: artroconídios. 2. Artroconídios lâmina de exame direto evid…
-
0
Pontos de Reputação
- 0 respostas
- 387 visualizações
- 1 follower
-